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Início » 2016 » Janeiro » 24 » Gêneros de Filmes
7:59 PM
Gêneros de Filmes
 
Lembro da primeira vez que fui ao cinema, eu era ainda uma criança e não foi muita novidade para mim. Com a era da internet vou ao cinema quando  realmente sou persuadido  por aquele filme que foi lançado e uma alma caridosa ainda não fez o "Up" na rede. Gosto de assistir filmes, e gosto de ter uma cópia do filme que gostei apenas para poder assisti-lo de novo. Quando alguém me pergunta que tipo de gênero de filme que eu gosto, eu respondo qual é a  importância de se atribuir a um filme um determinado gênero?
De acordo com o Guia Ilustrado Zahar de Cinema,pg. 115
“Quando um filme é rotulado como faroeste, musical ou comédia romântica, isso cria no público expectativas em relação ao gênero ou tipo de filme que verá. Ainda que alguns aspectos variem dentro de cada categoria, eles têm padrões reconhecíveis em termos de tema, época, ambientação e trama, além da iconografia e os tipos de personagens retratados. O conceito de gênero nasceu na era dos estúdios de Hollywood, quando facilitou decisões de produção e comercialização dos títulos, além de servir de modelo para os roteiristas, no auge da produção de centenas de filmes em ritmo frenético. Cada estúdio se especializou em um gênero: Universal (horror), Warner Bros. (gângster), MGM (musical) e Paramount (comédia). Alguns diretores também se vincularam aos gêneros: John Ford (faroeste), Cecil B. DeMille (épico), Alfred Hitchcock (suspense), Vincente Minnelli (musical) e Douglas Sirk (melodrama). E o público ainda associou certo tipo de filmes a seus astros – James Cagney, Edward G. Robinson (gângster), Joan Crawford, Barbara Stanwick (melodrama), Fred Astaire, Betty Grable (musical), John Wayne, Randolph Scott (faroeste) e Boris Karloff, Bela Lugosi (horror) – estranhando quando escapavam à norma. “Garbo ri!” era o chamariz publicitário para Ninotchka (1939), de Ernst Lubitsch, que preparava a aceitação de Greta Garbo (vista somente em melodramas) numa comédia. Hoje os gêneros e os atores são mais flexíveis, embora o público associe astros como Bruce Willis e Sylvester Stallone a filmes de ação, e Jim Carrey e Adam Sandler a comédias. Ainda há diretores especializados em certos gêneros, como John Hughes em filmes para adolescentes, Woody Allen em comédias, John Woo em ação e Wes Craven em horror”.
 
Os filmes são divididos em gêneros e subgêneros, normalmente utilizados para fins de categorização comercial. Nos últimos tempos têm-se vindo a abandonar a divisão dos filmes por gêneros. Há filmes que se ajustam a um determinado gênero, outros que podem ser incluídos em dois ou mais gêneros, mas existem outros que são difíceis de enquadrar em qualquer categoria. Os gêneros cinematográficos são um campo amplo e diversificado. 
 
Filme de ação
É um gênero de filme que geralmente envolve uma história de protagonistas do bem contra antagonistas do mal, que resolvem suas disputas com o uso de força física. Os filmes de ação são comuns de se misturarem com os gêneros policiais e crimes, westerns e guerra, entre outros. Geralmente são superproduções, com alta tecnologia, que recorrem frequentemente ao uso de efeitos especiais. A maioria dos exemplares de ficção científica e aventura também são filmes de ação.
 
Filmes de Animação
É o processo em que cada fotograma de um filme é produzido individualmente, podendo ser gerado tanto por computação gráfica quanto fotografando uma imagem desenhada ou repetidamente fazendo-se pequenas mudanças a um modelo fotografando o resultado. Quando os fotogramas são ligados entre si e o filme resultante é visto a uma velocidade de 16, 24 ou mais imagens por segundo, há uma ilusão de movimento contínuo. A construção de um filme torna-se assim um trabalho muito intensivo e por vezes entediante. O desenvolvimento da animação digital aumentou muito a velocidade do processo, eliminando tarefas mecânicas e repetitivas.
 
Filmes de Aventura
É um gênero cinematográfico que reflete um mundo heroico de combates e aventuras. Foi inventado na Itália, como meio de exaltação de seu passado histórico e, posteriormente, foi usado pela Rússia, para exaltar a Revolução Russa. Nos filmes de aventuras é obrigatório terem cenas de muita ação com lutas e perseguições, sempre filmadas em plano curto, os personagens podem ser estereotipados, um herói forte e valente contra um vilão lutando por um objetivo enfrentando obstáculos e sofrendo transformações no decorrer da história. E o essencial, a premissa de que o bem sempre prevalece sobre o mal. A ação dramática ocorre fora dos espaços cotidianos, em lugares pouco usuais, como florestas, desertos, galáxias etc. Freqüentemente a ação acontece no passado ou num mundo de fantasia. É dada maior importância à ambientação, ao vestuário e aos efeitos especiais que ao roteiro.
Tudo é feito com muita intensidade para que saia tudo como real.
 
Filmes Apocalípticos ou Catástrofes 
Gênero que mistura três elementos principais: enredo apocalíptico, apelo melodramático e cenas de ação, de preferência com efeitos especiais que enfatizem o clima de tensão. É uma mistura de ficção científica e fantasia abordando qualquer tema capaz de causar pânico, que vão desde acidentes nucleares, passando por ataques de extraterrestres, colisão com cometas, incêndios, grandes acidentes ou intempéries da natureza, como terremotos, maremotos e erupções vulcânicas. Essa amplitude de assuntos colocou os filmes-catástrofe como um dos preferidos das produções de segunda linha, já que não exigem um roteiro muito original ou orçamentos fabulosos. Contudo, existem exceções. O alemão Roland Emmerich, diretor e roteirista de O Dia Depois de Amanhã, só faz filmes-catástrofe de primeira linha. Alguns destes filmes têm o elenco encabeçado por atores conhecidos do público, como Independence Day, com Bill Pullman, Armageddon, com Bruce Willis, ou Volcano, com Tommy Lee Jones.
 
Filmes Comédia, Comédia Cinematográfica, Comédia Romântica, Comédia Dramática e Comédia de Ação 
A comédia recorre intensivamente ao humor. De forma geral, "comédia" é o que é engraçado, que faz rir. Uma comédia cinematográfica é um filme com humor ou que pretende provocar o riso da audiência. Junto com o drama, é um dos mais importantes gêneros de cinema. A Comédia romântica é um subgênero cinematográfico dos gêneros comédia e romance. O argumento básico de uma comédia romântica é que duas pessoas se conhecem mas, apesar da atração óbvia que existe entre elas, não se envolvem romanticamente por algum fator interno ou por alguma barreira externa, como o fato de um deles ter uma relação amorosa com outra pessoa, por exemplo. Porém, em algum momento, depois de diversas cenas cômicas, eles se separam por alguma razão e, só daí, se dão conta do quanto eles são perfeitos um para o outro. Após um espetacular esforço, ou uma coincidência incrível, eles se encontram novamente, declaram-se amor eterno, e vivem felizes para sempre. Logicamente, existem numerosas variações nesta linha de argumento e não é essencial que os dois personagens principais acabem um nos braços do outro. A Comédia Dramática (também conhecido junta os gêneros comédia e drama. Apresentando uma história séria, porém abordada de forma engraçada. Os enredos normalmente gira em torno de um personagem que deseja conseguir alguma coisa que será sua realização pessoal ou que é obrigado a conseguir para que isso não lhe cause nenhum sofrimento. As tentativas, geralmente frustradas, acabam provocando risos da platéia. Um dos pré-requisitos desse gênero é que, após muitos risos e lágrimas, o personagem consiga o que deseja e tenha um final feliz. A Comédia de ação é um gênero que mistura os gêneros ação e comédia.
 
Filmes Chanchada e Pornochanchada
Na Chanchada predomina um humor ingênuo, burlesco, de caráter popular. As chanchadas foram comuns no Brasil entre as décadas de 1930 e 1960. E a Pornochanchada foi um gênero do cinema brasileiro. O termo, fruto das junções das palavras porno com chanchada, serviu para classificar um tipo de filme que começou a ser produzido na passagem para a década de 1970, que, por uma confluência de fatores econômicos e culturais, em especial com a liberação dos costumes, produziu uma nova tendência no campo cinematográfico no questionamento dos costumes e na exploração do erotismo. Produto cultural tipicamente do Brasil, a pornochanchada gozou de muito sucesso comercial no país ao longo da década de 1970, não obstante o baixo custo de suas produções, realizadas principalmente na Boca do Lixo. Para muitos de seus críticos, as pornochanchadas eram apelativas, grosseiras e vulgares, e se beneficiou do grande controle à produção cultural e à informação durante a ditadura militar brasileira. Setores mais conservadores e moralistas da sociedade chegaram a organizar campanhas contra a exibição dos filmes e centenas destes receberam cortes dos censores federais. Outros defenderam o fato do gênero ter liderado uma fase mercadológica marcante para cinema brasileiro entre meados da década de 1970. O desaparecimento da pornochanchada veio no início da década seguinte, tanto por seu esgotamento temático quanto ao sucumbir pela ascensão da pornografia hardcore, que colocou aos mais ou menos de 15 anos de existência do gênero popular genuinamente brasileiro.
 
Filmes Cult
Está mais para um termo coloquial para filmes que agregam grupos de fãs devotos, mas que não alcançam uma fama e reconhecimento considerável. As características em um filme cult podem incluir uma trilha sonora obscura, conter conceitos e ciências fictícios criados na história, ou personagens estranhos. Geralmente são filmes de conteúdo original, e de roteiro também original, que tentam passar uma mensagem inovadora, muitas vezes de forma subliminar, de múltipla interpretação e de difícil compreensão pelo grande público (habituado a visões mais convencionais da realidade). Por assim ser, geralmente são enquadrados em filmes alternativos, filmes B e undergrounds. Esses filmes não se preocupam em agradar ao grande público, não seguem fórmulas holiwoodianas de grande sucesso, não entram nos grandes circuitos, e geralmente não alcançam grandes bilheterias, e portando, na grande maioria das vezes, não interessam às grandes produtoras. No entanto, agradam um pequeno público de gosto peculiar e mais refinado, que tenta extrair a mensagem que o autor quer passar, e a utiliza como fonte de conhecimento, e às vezes até como filosofia de vida. Pela relativa escassez desse material, esses filmes acabam por serem cultuados e amplamente debatidos por seus fieis “seguidores”. Logicamente, todos esses critérios de definição são relativos, não sendo possível analisá-los de forma absoluta. Alguns filmes cult podem sim ser "mainstream" nos seus países de origem (são culturas diferentes, e o que é inovador e alternativo para uns pode ser comum e maciçamente atraente para outros), alguns filmes são bem divulgados e possuem elementos (como o sexo, a violência) que atraem o gosto do grande público e se tornam grandes bilheterias, e nem por isso deixam de ser cult.
 
Filmes Documentário
É um gênero cinematográfico que se caracteriza pelo compromisso da exploração da realidade. Mas dessa afirmação não se deve deduzir que ele represente a realidade tal como ela é. O documentário, assim como o cinema de ficção, é uma representação parcial e subjetiva da realidade.
 
Filmes Drama
Filme de caráter "sério", não cômico, que apresenta um desenvolvimento de fatos e circunstâncias compatíveis com os da vida real. Na vida cotidiana, um conjunto de acontecimentos complicados, difíceis ou tumultuosos pode ser um drama, assim como um acontecimento que causa dano, sofrimento, dor. Mas estes são apenas alguns dos significados mais conhecidos.
 
Filmes de Espionagem
Os filmes de espionagem são um gênero cinematográfico popular desde a década de 1960. Neles predomina a intriga, a pancadaria e o mistério, pelo que foram, até bem recentemente, considerados um subgênero dos filmes de ação. O único motivo pelo qual se reconheceu os filmes de espionagem como sendo um gênero independente foi pela exagerada utilização da intriga e do mistério nos seus filmes, diferenciando-os assim do gênero de ação, onde as cenas se concentram mais em luta e violência. Este novo gênero tornou-se um sucesso em pouco tempo, tornando não só os filmes conhecidos como também a sua trilha sonora. De fato, a música que exibiam tornou-se quase inseparável deles próprios, em especial no caso do agente secreto James Bond. A música de John Barry definiu o tom musical do gênero, cujos princípios têm sido seguidos desde então.
 
Filmes Eróticos
É um gênero ao pornográfico. A única diferença que os distingue e faz com que sejam denominados de maneira diferente é o fato de no cinema erótico haver uma história mais bem constituída, ou seja, não ser apenas um pretexto para começar o que realmente o filme quer divulgar, como no caso do cinema pornográfico. Também é chamado formalmente de cinema de sexo implícito. Além disso, no cinema erótico existe, tal como no pornográfico, o culto ao corpo e ao sexo, mas de uma forma mais "suave", onde apenas se induz a situações que o espectador pode deduzir, ou seja, induz as pessoas a pensarem em sexo, mas sem mostrar pessoas completamente nuas ou a efetuarem o ato sexual. Isso significa que no cinema erótico há o sexo mostrado indirectamente, enquanto que no cinema pornográfico é mostrado de uma forma directa. O cinema erótico é considerado também para muitas pessoas a verdadeira arte deste gênero, ou seja, consideram o gênero erótico como sendo único gênero existente com estas características, considerando também o pornográfico com sendo o lado mais negro do cinema erótico.
 
Filmes Pornográficos
Os filmes pornográficos apareceram rapidamente depois da criação da tecnologia de filmes, que fez com esse tipo de filme fosse possível. O "cinema pornô, como também é chamado, tem muito em comum com as outras formas de pornografia e podem ser divididos em diversos sub-gêneros: pelo sexo dos atores, tipos de ato sexual e o gosto sexual da audiência: pornô hétero, pornô casal, pornô gay, pornô lésbico, pornô bissexual, pornô hétero travesti, pornô Gonzo, pornô amador, pornô BDSM que é quando o sexo envolve cenas sadomasoquistas, como encenações de violência e humilhação, ou usa-se de artifícios como o uso da relação contrastante de controle entre dominador e submisso, e a restrição do controle das próprias ações de uma das partes e pornô fetiche. Nos filmes pornográficos. o sexo é mostrado de forma geral, não demonstra afeto entre os atores e basicamente não tem história: os dois atores se encontram em alguma situação e começam a fazer sexo. A maioria também tem uma sequência comum: oral, vaginal, anal e ejaculação.
 
Filmes Fantasia
 
Gênero da ficção que usam geralmente fenômenos sobrenaturais, mágicos e outros como um elemento primário do enredo, tema ou configuração. Muitas obras dentro do gênero ocorrem em mundos imaginários onde há criaturas mágicas e itens mágicos. Geralmente a fantasia distingue-se dos gêneros ficção científica e horror pela expectativa de que ele dirige claramente de temas científicos e macabros, respectivamente, embora haja uma grande sobreposição entre os três, todos os quais são subgêneros da ficção especulativa. Também pode-se misturar fantasia com realidade, um exemplo claro que se vê em Harry Potter, que se passa em Londres, mesmo tendo todo um universo mágico por trás.
 
Filmes Faroeste
No Brasil esse gênero de filme foi conhecido como bangue-bangue. Também eram  conhecidos como filmes de cowboys ou westerns. Compõe um gênero clássico do cinema norte-americano. Ainda que os westerns tenham sido um dos gêneros cinematográficos mais populares da história do cinema e ainda tenha muitos fãs, a produção de filmes deste gênero é praticamente residual nos tempos que correm, principalmente depois do desastre comercial do filme Heaven's Gate (As portas do céu, em Portugal e O portal do paraíso no Brasil), de Michael Cimino, no início da década de 1980. Contudo, houve ainda alguns sucessos comerciais posteriores que foram, inclusive, galardoados com o Óscar de melhor filme, como Dances with Wolves (Dança com Lobos) de Kevin Costner, ou Unforgiven (Imperdoável, em Portugal, Os Imperdoáveis, no Brasil) de Clint Eastwood. Mas os westerns que vêm à memória da maioria dos cinéfilos são, mesmo, os da sua época áurea: os filmes de John Ford, Howard Hawks, entre outros nomes cimeiros do cinema.
 
Filme de Ficção Científica 
É um gênero de filme que utiliza a ficção científica e a ficção especulativa com base científica de fenômenos que não são totalmente aceitos pela ciência moderna, como formas de vida extraterrestre, outros planetas, percepção extra-sensorial e viagem no tempo, juntamente com elementos futuristas tais como naves espaciais, robôs, ciborgues, viagens interestelares ou outras tecnologias. Filmes de ficção científica têm sido muitas vezes usado para se concentrar em questões políticas ou sociais, e para explorar questões filosóficas como a condição humana. O conhecimento científico avançado mostra uma fronteira cada vez mais larga sobre o que podemos construir em matéria de ficção científica, deixando uma gama ilimitada de temas que filmes poderão explorar. E como se colocam sempre entre os mais rentáveis, é de se esperar que vejamos cada vez mais a ficção científica na televisão e no cinema. É interessante observar os temas dos filmes mais populares de ficção, que em geral mostram os anseios e os receios de determinada geração em função de novas tecnologias ou descobertas científicas. A seguir, uma lista desses filmes:
 
Filmes Franchise/Séries
Os filmes franchise/séries são essencialmente os filmes baseados em séries ou divididos em vários "capítulos". É dado o mesmo nome do original , acrescido com o número do filme. Nestes filmes grande parte do enredo é baseada nos filmes anteriores. Este tipo de filmes pode também ser exibidos por episódios na TV.
 
Filmes de Guerra
O filme de guerra é um gênero cinematográfico que de um lado se confunde com filmes de ação e épicos, principalmente quando são mostrados dramas históricos, enquanto por outro tem se prestado, ao longo da história, ao uso propagandístico ou patriótico dos governos de todos os países que, em maior ou menor grau, buscam obter dividendos através de obras que retratam conflitos pontuais ou do passado. Assim, se uma boa parte dos filmes de guerra procura mostrar apenas ação com muitas explosões, tiros e mortes, há uma outra parte que usa o gênero para refletir sobre o mundo em que o homem vive, e do qual a guerra continua a fazer parte ainda hoje.
 
Filmes Machinima
Termo criado pela junção das palavras inglesas machine (máquina), animation (animação) e cinema, é tanto uma técnica de produção fílmica quanto o filme criado com essa técnica. Como uma técnica de produção fílmica, o termo diz respeito à apropriação dos jogos digitais para criação de filmes. Esses filmes são predominantemente produzidos com computadores pessoais, em oposição às grandes produções cinematográficas que usam softwares em 3D profissionais. Como gênero fílmico, o termo refere a filmes criados utilizando esses jogos e ambientes virtuais interativos em tempo real. Usualmente, machinimas são produzidos usando ferramentas e recursos disponíveis em um jogo.
O primeiro filme reconhecido como machinima foi feito no jogo Quake. Lançado em 1996 pelo clã The Rangers, Diary of a Camper é um curta-metragem com cerca de 1 minuto. Na época, o termo machinima ainda não existia e os filmes feitos em Quake eram chamados apenas de "filmes de Quake" (Quake Movies).
 
Filmes Masala
É um gênero de filme indiano que mistura elementos de drama, comédia, romance e ação. O nome vem da mistura de temperos da culinária indiana. The Hindu considera o masala o único gênero de cinema tipicamente indiano. O gênero surgiu nos anos 70, com o cineasta Manmohan Desai e os roteiristas Salim-Javed. O filme "Quem Quer Ser um Milionário" (Slumdog Millionaire), de Danny Boyle, baseado no romance de Vikas Swarup "Q & A", é considerado por vários críticos como um "filme masala", foi, de fato, baseado diretamente no gênero. Outro filme que, segundo o próprio diretor, foi inspirado nos musicais de Bollywood, foi Moulin Rouge! (2001).
 
Filmes Musicais
Gênero de filme, no qual a narrativa se apoia sobre uma sequência de músicas coreografadas, utilizando música, canções e coreografia como forma de narrativa, predominante ou exclusivamente.
 
Filmes Noir
Subgênero de filme policial que teve o seu ápice nos Estados Unidos , entre os anos 1939 e 1950. A expressão foi aplicada pela primeira vez a um filme pelo crítico francês Nino Frank, em 1946, por analogia com os romances policiais da Série noire, uma coleção criada pela Gallimard, em 1945, cujos livros tinham capa preta e amarela, com sobrecapa preta e bordas brancas. A expressão era desconhecida dos diretores e atores à época em que foram produzidos os filmes noirs clássicos, tendo sido introduzida posteriormente por historiadores e críticos de cinema. Muitos dos criadores de films noirs revelaram mais tarde que não imaginavam, naquela época, que haviam dado origem a um subgênero cinematográfico. O film noir deriva dos romances de suspense da época da Grande Depressão (muitos foram adaptados de romances policiais do período) e da estética dos filmes de terror da década de 1930. Os primeiros noirs apareceram no começo da década de 1940. Historicamente, foram filmados em preto-e-branco em alto contraste, sob influência da cinematografia do expressionismo alemão. O film noir é resultado de uma combinação de estilos e gêneros de cinema e também das artes plásticas. De acordo com James Monaco, em American Film Now, o film noir não constitui propriamente um gênero, mas um estilo visual. Outros críticos tratam o film noir como um "modo" ou "ciclo".
 
Filmes Policial
No gênero policial, os argumentos quase sempre envolvem crimes e criminosos, policiais e detectives particulares, mafiosos e ladrões. Os primeiros filmes abordavam a luta da polícia contra os gângster de Chicago, ocorrida nos tempos da Lei Seca. Também é característico desses filmes haver uma narração do protagonista, o que não quer dizer que ele termine a história necessariamente vivo.
 
Filmes Romance
Os filmes do gênero romance podem ser definidos como aqueles cujo enredo se desenvolve em torno de um envolvimento amoroso entre os protagonistas. Um dos pré-requisitos do gênero é de que o filme tenha um "final feliz"; contudo, alguns filmes com final triste também podem ser considerados filmes do gênero romântico. Alguns dos clichês do gênero são o "amor verdadeiro", que se sobrepõe a todos os obstáculos, e o "par perfeito" (que é geralmente mais presente nas comédias românticas).
 
Filmes Suspense
Por extensão, em Literatura e Cinema, o termo suspense passou a designar um gênero de narrativa de ficção ou não-ficção em que predominam as situações de tensão, provocando temor ou eventualmente sustos, no leitor ou espectador. No cinema, o suspense foi largamente explorado, como forma de cativar a audiência. Alguns cineastas o tornaram sua marca registrada, como é o caso de Alfred Hitchcock, cujos filmes possuem a preocupação principal de provocar uma reação de medo ou expectativa. No tipo de suspense descrito por Hitchcock, ele ocorre quando a audiência tem a expectativa de algo ruim que está para acontecer (ou que eles acreditam que possa acontecer), uma perspectiva construída através de eventos sucessivos, aos quais eles não têm o poder de interferir de forma a prevenir os acontecimentos.
 
Filmes de Terror ou Horror
Terror ou Horror é um gênero literário, cinematográfico ou musical, que está sempre muito ligado à fantasia e a ficção especulativa, é criado com intuito de causar medo, aterrorizar . Também pode ser verificado na pintura, no desenho, na gravura e fotografia. A abstrata ideia de terror ou o ato de transmitir o sentimento de terror ou horror pode ser verificado em todas as formas de arte. Ao decorrer da década de 1990, até os dias de hoje, o gênero também compreende um estilo de desenvolvimento de jogos eletrônicos.
 
Filmes Trash
A definição de Filme Trash, em geral, trata-se de um filme tecnicamente mal feito, propositadamente ou não, mas que é considerado bom. A estética cinematográfica Trash pode ser usada em qualquer gênero de filme ou vídeo, mas é mais usada no Terror. Costuma-se considerar Trash todo filme de Terror que ao invés de causar medo ou tensão, é engraçado.
 
 
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